quinta-feira, 29 de maio de 2008

ÍTALO PINHEIRO. MORRE AOS 74 ANOS


Dedicação à Justiça potiguar

O desembargador Ítalo Pinheiro fez carreira jurídica como advogado criminalista, endo sido indicado para o Tribunal de Justiça pelo quinto constitucional, reprentando Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio Grande do Norte (OAB-RN). Ele hegou ao TJ em 22 de junho de 1990.No Tribunal de Justiça, Ítalo Pinheiro exerceu diversos cargos, O desembargador Ítalo Pinheiro, tendo presidido a corte no biênio 1999/2000 e ainda vice-presidente nos anos de 1993/1994, além de ter sido membro da comissão que elaborou o anteprojeto do Juizado de Pequenas Causas e a que elaborou a nova Lei de Organização Judiciária.Nascido em Mossoró, em 5 de março de 1934, Pinheiro também exerceu os cargos de corregedor geral, vice-presidente e presidente do e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em 1991 e professor de Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Era filho de José Martins Pinheiro e Maria Edith de Medeiros Pinheiro. Nos anos 70 e começo dos anos 80, foi advogado da TRIBUNA DO NORTE, era amigo pessoal dos falecidos Aluizio Alves e José Gobat Alves. Outra faceta de Ítalo Pinheiro era a de ser desportista, pois foi presidente do Alecrim F. C, em 1969 e jogou futebol de salão no ABC F.C em 1958 e 1959
A morte do desembargador aposentado Ítalo José de Medeiros Pinheiro, aos 74 anos, surpreendeu a classe jurídica do Rio Grande do Norte, como o próprio presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Osvaldo Cruz, que se encontrava em Brasília, anteontem, quando soube do falecimento do ex-presidente do TJ.
O desembargador Osvaldo Cruz lembra que estava jantando com o senador paraibano Efraim Morais (DEM-PB) e o presidente do Senado, Garibaldi Filho (PMDB-RN), quando foi informado da morte de Ítalo Pinheiro. “Eu estava participando de um curso de gestão pública em Brasília e antecipei a volta a Natal para receber o corpo do amigo”, disse Cruz.
Por causa da morte de Pinheiro, o expediente no TJ ontem foi até o começo da tarde. As bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Norte e do Poder Judiciário, sediado na Praça 7 de Setembro, centro, foram hasteadas a meio pau.
Segundo Osvaldo Cruz, o senador Garibaldi Filho de imediato entrou em contato governo da Bahia, que deu toda assistência a viúva, dona Laura Pinheiro, inclusive colocando o seu avião à disposição da família para fazer o traslado do corpo até Natal.
Fonte: Tribuna do Norte.
Lei mais: http://tribunadonorte.com.br/76795.html

Nenhum comentário:

MURAL

MURAL

AR PURO: NATUREZA/SOL = VIDA

AR PURO: NATUREZA/SOL = VIDA

NATUREZA

NATUREZA