quinta-feira, 5 de junho de 2008

MPB - ROBERTO CARLOS E CAETANO VELOSO


Dois dos maiores nomes da música popular brasileira, os cantores Roberto Carlos e Caetano Veloso cantam juntos repertório de Tom Jobim em três únicas no Rio de Janeiro e São Paulo na primeira edição do Itaúbrasil, que comemora os 50 anos da bossa nova. Com diferentes temas a cada edição, o projeto também promove os primeiros shows de João Gilberto no Brasil em cinco anos, além de homenagem a João Donato, entre outros eventos. Roberto Carlos e Caetano Veloso se apresentam no Theatro Municipal do Rio de Janeiro no dia 15 e depois fazem shows nos dias 25 e 26 de agosto no Auditório Ibirapuera em São Paulo.
A bossa nova foi elemento fundamental para a formação musical dos dois artistas. Veloso optou definitivamente pela carreira musical após ouvir a canção "Chega de Saudade", de João Gilberto. E o primeiro álbum de Roberto Carlos, "Louco por Você" (1961), é uma obra notadamente influenciada pela bossa nova. Além disso, o cantor também já se apresentou com Tom Jobim em uma gravação da música "Lígia".
Monique Gardenberg e Felipe Hirsch dirigem o espetáculo, que tem direção musical do maestro Jaques Morelenbaum, que comanda uma orquestra de 21 músicos e uma banda formada por Daniel Jobim (piano), Lula Galvão (violão), Jorge Helder (contrabaixo), Paulo Braga (bateria) e Carlos Malta (sopros).
Depois de cinco anos, João Gilberto faz shows no Brasil
Um dos maiores nomes da música popular brasileira, João Gilberto volta a se apresentar no Brasil depois de cinco anos. Os shows acontecem nos dias 14 e 15 de agosto no Auditório Ibirapuera em São Paulo; dia 24 de agosto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e no dia 5 de setembro no Teatro Castro Alves, em Salvador.
Homenagem a João Donato
Outro item importante na agenda do projeto é a revalorização da obra de João Donato, "um dos fundadores da música moderna brasileira", segundo o curador Nelson Motta. Acompanhados pela Orquestra Ouro Negro, Adriana Calcanhotto, Bebel Gilberto, Fernanda Takai, Marcelo Camelo, Marcelo D2 e Roberta Sá participam da homenagem a Donato, interpretando suas composições.
O Itaúbrasil ainda promove show de Miúcha & Os Cariocas, cuja turnê percorrerá diferentes capitais brasileiras. Os locais das apresentações ainda não foram divulgados
pelos organizadores do evento.
Uma exposição tecnológica baseada na bossa nova, assinada por Marcello Dantas e Carlos Nader, contextualiza historicamente o gênero musical e ocupará a Oca do Parque Ibirapuera em São Paulo por dois meses a partir de 7 de julho. A mostra contém acervos audiovisuais, depoimentos e performances musicais históricas, muitas delas inéditas aos quais o público poderá interagir.
Mas a programação do projeto não se restringe à música e também aborda artes plásticas, esportes, artes cênicas, cinema e outras manifestações culturais do Brasil.
Segundo a organização, o Itaúbrasil teve início com a homenagem à bossa nova realizada em 1º de março em Ipanema, no Rio de Janeiro - seguida pelo show "Novas Bossas" de Milton Nascimento e Jobim Trio, que passou por Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte em abril e maio.
Fonte: UOL

Nenhum comentário:

MURAL

MURAL

AR PURO: NATUREZA/SOL = VIDA

AR PURO: NATUREZA/SOL = VIDA

NATUREZA

NATUREZA